Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados é um escritório de advocacia com atuação multidisciplinar, focada no direito empresarial, tanto na atividade consultiva quanto na contenciosa.

Tem como propósito fundamental viabilizar soluções jurídicas para seus clientes em todas as suas necessidades, no país e no exterior, com suporte em uma equipe dinâmica e altamente qualificada, valendo-se de uma filosofia de trabalho proativa, diferenciada e criativa. Sua competência e experiência no campo internacional constituem marcantes características de seu perfil, o que se reflete em um portfolio expressivo de clientes internacionais.

O escritório acha-se estruturado em moldes empresariais, sem prejuízo da presença direta e permanente dos sócios na coordenação de todas as atividades, do que resulta importante ganho na eficiência e na qualidade do atendimento para os seus clientes.

O aperfeiçoamento contínuo da equipe, o conhecimento dos negócios do cliente e o foco em resultados são instrumentos considerados imprescindíveis para o cumprimento dos objetivos fundamentais da sociedade.

Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados detém significativa experiência na estruturação de projetos industriais de grande porte, notadamente nas áreas de siderurgia, metalurgia, mineração, projetos imobiliários e outros, incluindo a contratação de operações de financiamento de projetos – “project finance”.

Atua também fortemente em fusões e aquisições. Tem, ainda, importante presença na estruturação jurídica de projetos de infraestrutura, notadamente nas áreas de energia elétrica, telecomunicações, saneamento e sistemas viários, tendo atuado em processos de privatização e de concessões de serviços públicos. Nesse contexto, situa-se como um dos escritórios de referência na modelagem de projetos de concessões e parcerias público-privadas.

No tocante ao patrocínio de processos contenciosos, o escritório conta com profissionais altamente especializados, localizados em Belo Horizonte e Brasília, com atuação em todo o território nacional, além de contar com ampla rede de correspondentes. Isso proporciona presteza e eficácia na condução e o acompanhamento de processos judiciais, nas várias instâncias, assim como no caso de processos administrativos perante órgãos da administração federal, estadual e municipal.

No segmento da arbitragem o escritório vem atuando de forma continuada desde a promulgação da lei de arbitragem e a subsequente criação de câmaras arbitrais nas principais cidades do país, atuando seus advogados como árbitros e/ou patronos de partes em litígio, em procedimentos voltados, de modo especial, para a solução de conflitos societários e daqueles derivados de contratos de prestação de serviços, empreitada e obras de engenharia. O escritório tornou-se pioneiro no patrocínio de procedimentos arbitrais instaurados por empresas concessionárias frente a entidades de direito público, acumulando valiosa experiência no setor.

A partir de seu foco preponderante no direito empresarial, o escritório destaca-se ainda na prática nas áreas societária, civil, comercial, imobiliária, trabalhista e tributária, nestas duas últimas com maior ênfase nas atividades preventiva e consultiva.

Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados conta ainda com extensa rede de correspondentes no exterior. Desde 1996 é membro da TERRALEX, associação internacional de sociedades de advogados com presença em mais de 100 países, por meio de 155 renomados escritórios com atuação multidisciplinar, cuja atuação é pautada por rígidas regras de governança e padrão uniforme de atendimento a clientes, o que permite o rápido equacionamento de questões que envolvem outras jurisdições.